sábado, 2 de fevereiro de 2013

TEXTO INTERESSANTE


SEXO NOS ESPÍRITOS


Os Espíritos não possuem sexo da maneira como nós o entendemos, porque os sexos dependem da constituição orgânica. Há entre os Espíritos amor e simpatia, mas fundamentados na afinidade de sentimentos.
O Espírito que animou o corpo de um homem pode animar o de uma mulher, numa nova existência, e vice-versa, pois são os mesmos Espíritos que animam homens e mulheres.
O Espírito encarna num corpo de homem ou de mulher, obedecendo a necessidade das provas que ele tiver de passar. (202)
NOTA DE ALLAN KARDEC — Os Espíritos encarnam-se homens ou mulheres, porque não tem sexo. Como devem progredir em tudo, cada sexo como cada posição social, oferece-lhes provas e deveres especiais e novas ocasiões de adquirir experiências. Aquele que fosse sempre homem, só saberia o que sabem os homens.

RESUMO

Os Espíritos não tem sexo como nós o entendemos, pois que os sexos dependem da organização física. Entre os Espíritos há amor e simpatia, mas fundamentados na concordância dos sentimentos. Em nova existência, o Espírito que animou o corpo de um homem pode animar o de uma mulher, e vice-versa. Tudo depende das provas por que tenha de passar na nova existência.

Trecho extraído do livro “Síntese de O Livro dos Espíritos” de B. Godoy Paiva — Edições FEESP — 3.a edição — 1978

PESQUISA

Resposta dada pelo Espírito do Sr. Sanson na Sociedade Espírita de Paris em 25 de abril de 1862 através do médium, Sr. Leymarie.

Pergunta: Os Espíritos não tem sexo. Entretanto, como há poucos dias éreis homem, no vosso novo estado tendes antes a natureza masculina que a feminina? Dá-se o mesmo com um Espírito que deixou o corpo há muito tempo?

Resposta: - Não nos atemos a ser de natureza masculina ou feminina: os Espíritos não se reproduzem. Deus os criou à sua vontade e se, na sua maravilhosa sabedoria, quis que os Espíritos se reencarnem na terra, teve que estabelecer a reprodução das espécies para macho e a fêmea, mas compreendeis, sem necessidade de explicação, que os Espíritos não podem ter sexo.
Observação de Allan Kardec: Sempre foi dito que os Espíritos não têm sexo: os sexos só são necessários para a reprodução dos corpos; porque os Espíritos não se reproduzem, o sexo lhes seria inútil. Nossa pergunta não visava constatar o fato; mas, em vista da morte recente do Sr. Sanson, queríamos saber se perdurava a impressão do seu estado terreno. Os Espíritos depurados se dão conta perfeitamente de sua natureza; mas entre os Espíritos inferiores, não desmaterializados, muitos ainda se consideram como eram na Terra e conservam as mesmas paixões e os mesmos desejos. Estes ainda se crêem homens ou mulheres e por isso alguns disseram que os Espíritos têm sexo. É assim que certas contradições provêm do estado mais ou menos adiantado dos Espíritos que se comunicam. O erro não é dos Espíritos, mas daqueles que os interrogam e não se dão ao trabalho de aprofundar no assunto.

REVISTA ESPÍRITA - Jornal de Estudos Psicológicos publicada sobre a direção de Allan Kardec - junho de 1862