segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Comando de trabalhos


“Consagrei Centúria! Agora posso comandar!”

Esta é uma frase comum, que muitos não têm a coragem de dizer claramente, mas que a maioria dos Doutrinadores sente intimamente.

É natural, pois nossas heranças são de Comando e liderança.

Mas o quê implica em ser Comandante?

Como assumir os primeiros Comandos?

Qual deve ser a minha postura como tal?

Primeiramente compre um Livro de Leis! Um Comandante tem que conhecer todo o Ritual e suas Leis. Tem que ter seu próprio Livro de Leis, e ler com muita atenção, tirar as dúvidas com o Adjunto ou com Comandantes veteranos. Nunca pode ser um “sabetudo”, pois o bom sendo é a principal resposta a todas as indagações surgidas. Nossa Doutrina é coerente em suas Leis, e as lacunas que existem em determinadas explicações, são sempre preenchidas com bom senso e equilíbrio.

Após conhecer o Ritual, participando como observador de diversos Comandos de Trabalho, é hora de trabalhar seu íntimo para a missão! Lembre-se sempre: não é um cargo, é uma missão!

O Comandante não é o “Chefe”! Não é quem manda e desmanda e faz o quê quer! O Comandante é o “Responsável”. E “responsável”, na acepção clara da palavra, é quem responde por tudo que acontece dentro de sua responsabilidade. Colhe os frutos e bônus de sua atuação, ou sai no prejuízo total por não saber conduzir-se.

Para ser um Comandante e não ficar no prejuízo cada vez que assumir uma escala, tem que ser equilibrado, atencioso, educado, prestativo, solidário, paternal e entender a linha tênue que une Amor e Razão!

Abrir o plexo, fazer a Chave de Abertura e dar ordens, qualquer um faz. Pegue um paciente, dê a ele um papel com a Chave e ele vai... Agora, “Comandar”... É, sobretudo, preparar-se para o peso da responsabilidade assumida! É estar com a Tolerância aliada ao Amor Incondicional, vibrando na Humildade de servir.

Tem que tolerar os médiuns que chegam desequilibrados e arrogantes, o paciente que chega sofrido e fanatizado. Tem que saber olhar com os olhos do espírito e encontrar os que estão verdadeiramente dispostos a auxiliar.

Elegância e Educação! São palavras que devem definir o Comandante para qualquer paciente ou visitante que o olhar!

Outro ponto importantíssimo ao assumir um Comando: Comandante não pode faltar!

Ao assumir uma escala, o compromisso é feito com seu Cavaleiro, e este não vai faltar... Se você não aparecer, vai ficar sozinho, a mercê do próprio karma, seu Cavaleiro vai estar bastante ocupado auxiliando aos que você abandonou.
Não existem desculpas para faltar uma Escala! Pode até existir uma justificativa de força maior, esta a Espiritualidade saberá avaliar, mas nada pode desculpar a ausência em um trabalho assumido espontaneamente. Pois as escalas deverão sempre ser assumidas espontaneamente! Ninguém pode lhe “escalar”, ou cobrar sua presença, sem que você tenha assumido o compromisso.

Ninguém é obrigado a assumir, mas assumiu? Tem que cumprir!

Não irei estender mais este texto, mas aos poucos, iremos abordando o Comando de cada um de nossos Trabalhos, de forma a mostrar na prática, como conduzir-se em cada um, da Mesa Evangélica à Estrela Candente.

Kazagrande

REPENSE!!!!!!!!!!!!!!

  

Onde estiveres, faze claridade em ti mesmo,
para que a treva desça de nível.
Só a luz desintegrará na Terra as cristalizações da sombra, em que a ignorância e a penúria tecem ninho à inquietação e ao sofrimento.
Não te encarceres, porém, na feição
unilateral do grande problema.
Educação, em boa síntese, é luz que circula
vitoriosa do sentimento ao raciocínio, sustentando o equilíbrio
entre o cérebro e o coração.
A ciência constrói a medicina.
A compreensão humana faz o médico.
As letras erguem o magistério.
A consagração ao ensino gera o professor.
A técnica estende os patrimônios da indústria.
O devotamento ao trabalho levanta os missionários do progresso.
A teologia plasma a religião.
As virtudes da fé realmente
vividas erigem o pastor.
A universidade lavra diplomas.
A escola do exemplo, nos testemunhos de elevação dentro da luta cotidiana, forma
os verdadeiros servidores do mundo.
Não prescindimos da instrução.
Mas não honraremos o pensamento claro
e nobre sem o acrisolamento espiritual.
A idéia esclarece.
O sentimento cria.
A palavra edifica.
O exemplo arrasta.
É por isso que Jesus, exalçando a sabedoria,
não olvidou a prática do amor.
Aprendamos servindo.
Essa é a única fórmula capaz de reunir-nos
ao Mestre que procuramos.
Muitos possuem ouro e prata...
Muitos detêm a cultura...
Muitos guardam a bondade...
Muitos dispõem do poder...
Mas se não sabem acender a luz em si próprios,
riqueza e inteligência, afetividade e dominação, não lhes servem, por vezes, senão por vasto pedregulho no campo da experiência.
Entesoura no cérebro a ciência que te ilumine, mas inflama de amor o coração que te pulsa
no peito, porque somente assim farás
da própria vida a estrela de serviço e de fé, guiando-te a alma em triunfo
para além das sombras que enxameiam
nos vales da provação e da morte.


**Emmanuel**

RECEBI E REPASSO!!

<><>
<>
<><>
Giácomo Valentino

Não existe a relação afetiva perfeita , e sim , a possível. E é nessa relação possível que a alma vive as experiências mais sublimes , decifra os mistérios do coração e entende que o amor é destinado somente para os fortes.
Se o mundo da emoção já é complicado e "explosivo" para dominar , menos não se pode dizer da razão.
A mente tanto raciocina, argumenta , critica e estabelece conceitos que se parece a um "macaquinho" que pula de um pensamento a outro. E a emoção também.
Tanto a emoção como a mente são apenas o nosso pequeno ego-personalidade agindo e não constituem a nossa alma ou Eu Superior.
Portanto , para atingir o nível espiritual , temos que silenciar nosso ego-pensamento-emoção , porque assim receberemos energias cósmicas de dimensões mais altas e , assim, poderemos fazer frente aos problemas da vida com a ajuda genuína da intuição , da inspiração e de consciências excelsas amparadoras de dimensões maiores.

OREM E MEDITEM e saiam do círculo vicioso da ilusão da mente-emoção !!!